Boyz II Men: Sucesso Da Década De 1990



Boyz II Men


Grupo norte-americano de vocal conhecido por baladas emocionais e canções cantadas a capela, ou seja, sem nenhum tipo de harmonias a não ser o poder vocal.  Formação original composta por trio, com o barítono Nathan Morris ao lado de tenores Wanya Morris e Shawn Stockman.
Na década de 1990, Boyz II Men ganhou fama na Motown Records como um quarteto, mas o membro original e cantor Michael McCary deixou o grupo no ano de 2003 devido aos problemas de saúde.
Boyz II Men ganhou fama internacional por trás do sucesso sem precedentes nas paradas pop. O primeiro single do grupo a alcançar o número “1” em 1992 foi “End of the Road”, topo das paradas e vendas de álbuns em quase todo o mundo.
“End of the Road” estabeleceu novo recorde para a longevidade, ficando em número 1 na Billboard Hot 100 por 13 semanas, quebrando um recorde de décadas realizado por Elvis Presley. Boyz II Men excedeu o registro “One Sweet Day” (com Mariah Carey), como conjunto de novos registros para o período mais longo de tempo no topo.
Desde o ano de 2012, “One Sweet Day” detém o recorde de todos os tempos, com 16 semanas no topo da Hot100 EUA. Em suma, Boyz II Men se classificou no topo da lista por três vezes. A banda continua com apresentação em conjunto para audiências em todo o mundo.

Primeiro Álbum Do Boyz II Men
O primeiro álbum Boyz II Men, Cooleyhighharmony, foi lançado em Motown em 1991, produzido por Michael Bivins. Traz balanço do som e multi camadas amostradas nos cenários, mas o destaque ficou por conta do clássico estilo soul nos vocais ao invés de rap acelerado. Este estilo foi apelidado de “hip hop doo-wop” pelo grupo Bivins, que na prática apresentou Boyz II Men ao público.
Desde o início, Boyz II Men apresentou todos os quatro membros como leads, evitando o arranjo em destaque de um ou dois vocalistas no time de cantores. O estilo tornou-se marca registrada do conjunto.
Forro do álbum observa apelidos exclusivos identificados para cada membro do grupo, criados em colaboração com Bivins em uma tentativa de marketing.
Primeiro single do Boyz II Men, “Motownphilly”, foi acompanhado de um vídeo da música que apresentou o grupo no estilo hip hop. (O vídeo também incluiu participações especiais de colegas da Filadélfia da High School).
“Cooleyhighharmony” alcançou grande sucesso e vendeu mais de nove milhões de cópias, ganhou o Grammy de Melhor Desempenho de R & B por duo ou grupo com vocais nos Grammy Awards, 1992.
Boyz II Men também foram nomeados para o prêmio de Melhor Artista Novo, ao lado com o cantor e compositor britânico Seal, mas o Grammy foi atribuído ao cantor e compositor Marc Cohn. Motownphilly foi número “1” da R & B Hits e ficou como um dos cinco principais hits pop dos EUA.
Morte De Khalil Roundtree
Em 1992, Boyz II Men se juntou com MC Hammer para turnê como banda no sentido de fazer as apresentações de abertura. Ao viajar o país, Khalil Roundtree foi assassinado em Chicago.
Futura composição do grupo denominada “It’s So Hard to Say Goodbye to Yesterday” foi dedicada a ele. Como resultado dessa experiência infeliz a canção viria a ajudar a promover o sucesso do grupo.
1992: “End Of The Road”


Em turnê durante 1992, Boyz II Men retornou brevemente ao estúdio para gravar o single “End of the Road”, escrito e produzido por Kenneth “Babyface” Edmonds para a trilha sonora de Eddie Murphy, ao filme Boomerang.
A história aponta que a música foi gravada em menos de quatro horas. Esta canção, lançada como single em 30 de junho de 1992, se tornou o maior sucesso de Boyz II Men. Ela alcançou primeira posição no Billboard Hot 100, em 15 de agosto, permanecendo por recorde de 13 semanas até o dia 07 de Novembro de 1992.
A renovada Cooleyhighharmony seria reeditada em 1993, com “End of the Road”, adicionada como uma faixa bônus especial. Em inicial apenas apareceu no Boomerang como trilha sonora. Mais tarde,a faixa  entrou na coleção de singles produzidos por Michael Bivins, chamada “Família da Costa Leste, Volume Um”.
Pouco depois do lançamento da compilação, Boyz II Men e Michael Bivins se separaram em termos profissionais. Boyz II Men vai continuar a trabalhar com Babyface e outros produtores de discos de alto perfil ao longo dos próximos anos.
Depois de lançar compilação de Natal em 1993, Boyz II Men voltou ao estúdio para o seu segundo álbum. No ano de 1994 vendeu mais de 12 milhões de cópias só nos Estados Unidos, tornando-se um dos discos mais vendidos lançado por grupo de R & B e um dos maiores álbuns da década.
Porém, apenas “End of do Road” manteve recorde de treze semanas na primeira posição, por passar 14 semanas no topo da tabela.
1997-1998: Conflitos Da Evolução e Etiqueta

“Motown” foi emitido ao The Collection Remix. O grupo havia se oposto a liberação da cobrança porque sentiu não representar o melhor trabalho do Boyz II Men. Após a gravadora lançar o álbum sem sua permissão começou disputa entre a empresa e o grupo.
Boyz II Men iniciou sua própria empresa de gravação (que lançou o material de artistas como Uncle Sam). Eles se organizaram na distribuição de Stonecreek pela Epic Records.
Terceiro álbum de estúdio do Boyz II Men, “Evolution”, foi lançado em 1997, com críticas mistas. Vendeu três milhões de cópias, bem abaixo do sucesso estratosférico do II’ s (12 milhões de cópias) e Cooleyhighharmony (Nove Milhões).
A turnê mundial começou em 1997 para promover o álbum. Foi muito bem sucedido em termos de vendas de ingressos, mas nos bastidores, Boyz II Men acabou sacudido por conflitos com a gravadora e interesses internos entre os membros do grupo.
Para piorar as coisas, os problemas de saúde começaram a tomar o pedágio. Wanya Morris desenvolveu um pólipo nas cordas vocais e o grupo foi forçado a adiar parte da turnê até que ele se recuperou.
Boyz II Men foram nomeados para dois Grammys em 1998: Melhor Álbum de R & B e Melhor Desempenho Vocal R & B por “A Song for Mama”.


Share on Google Plus

About YOONMIN FOREVER

Conheça mais sobre seu idolo Aqui no THE GUYS OF THE MUSIC.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário